Auriculoterapia
Auriculotarapia
A auriculoterapia é uma das terapias da Medicina Tradicional Chinesa. Trata-se de uma terapia de diagnóstico e de cura através do estímulo de pontos específicos do pavilhão auricular.
A orelha é um micro-mapa do corpo inteiro, um microssistema com todas as partes representadas e com múltiplas conexões com o sistema nervoso central. São mais de trezentos pontos que correspondem aos órgãos e funções do corpo.
A auriculoterapia permite, através da utilização do pavilhão auricular, diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios orgânicos e emocionais, assim como as dores provenientes destes distúrbios.
Benefícios da auriculotarapia
Contribui para tratamentos de distúrbios físicos e psicológicos;
Método alternativo ao uso de medicamentos;
Auxilia no emagrecimento ao tratar a ansiedade;
Quem pode fazer o tratamento de auriculotarapia?
Todas as idades podem receber o tratamento, desde bebês até idosos.
Para fazer a escolha certa dos pontos leva-se em conta o histórico do paciente, a inspeção da orelha, apalpação e a localização dos pontos que estão reativos na orelha.
As mulheres grávidas devem informar ao terapeuta esta condição, pois alguns pontos lhes são restritos.
Como é o tratamento de auriculoterapia
O pavilhão auricular do paciente é apalpado com um pinça própria para a auriculoterapia e a existência de ponto doloroso indica que há deficiência a ser tratada.
Quando o corpo está em desequilíbrio, seu ponto de projeção na orelha se torna doloroso e é justamente este ponto que deverá ser estimulado.
O tratamento pode se dar pela inserção de agulhas, por alguns minutos, nos pontos dolorosos, ou na colocação de uma semente de mostrada ou de um pequeno cristal no ponto específico a ser tratado.
A semente de mostarda ou o pequeno cristal é preso à pele com um pequeno esparadrapo micropore, de forma que faça pressão no ponto auricular doloroso ao longo dos dias.
Como marcar sua consulta
Basta preencher o formulário abaixo com seus dados e o que gostaria de tratar com acupuntura. Em breve iremos retornar o contato por telefone ou email.
Dúvidas frequentes sobre auriculoterapia
Quanto tempo dura o tratamento de auriculoterapia?
A duração do tratamento depende da patologia do paciente. Em geral, na primeira sessão de auriculoterapia o paciente já sente melhoras nas queixas originais.
A auriculoterapia com as agulhas ocorre em uma sessão.
As agulhas são aplicadas no pavilhão auricular e permanecem no paciente por alguns minutos, sendo em seguida retiradas pelo terapeuta.
Já na auriculoterapia com a semente de mostrada ou o pequeno cristal, este/a fica colado/a na orelha do paciente de cinco à sete dias.
Para ter o efeito terapêutico desejado, a semente de mostarda ou o pequeno cristal colado/a no pavilhão auricular deve ser estimulado/a pelo paciente por pelo menos trinta segundos, de três a cindo vezes por dia.
Para que serve o tratamento com auriculoterapia?
A auriculoterapia serve para diagnosticar, prevenir e tratar problemas de saúde, estimulando o próprio corpo a obter o resultado da cura.
Dentre outros distúrbios, a auriculoterapia auxilia no tratamento de dores crônicas, dores agudas, ansiedade, tratamento de vícios, palpitações, obesidade, enxaqueca, insônia, tensão muscular, cólica.