Auriculoterapia

Auriculotarapia

auriculoterapia é uma das terapias da Medicina Tradicional Chinesa. Trata-se de uma terapia de diagnóstico e de cura através do estímulo de pontos específicos do pavilhão auricular. 

A orelha é um micro-mapa do corpo inteiro, um microssistema com todas as partes representadas e com múltiplas conexões com o sistema nervoso central. São mais de trezentos pontos que correspondem aos órgãos e funções do corpo. 

auriculoterapia permite, através da utilização do pavilhão auricular, diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios orgânicos e emocionais, assim como as dores provenientes destes distúrbios.

Benefícios da auriculotarapia

Contribui para tratamentos de distúrbios físicos e psicológicos;

Método alternativo ao uso de medicamentos;

Auxilia no emagrecimento ao tratar a ansiedade;

Quem pode fazer o tratamento de auriculotarapia?

Todas as idades podem receber o tratamento, desde bebês até idosos.

Para fazer a escolha certa dos pontos leva-se em conta o histórico do paciente, a inspeção da orelha, apalpação e a localização dos pontos que estão reativos na orelha.

As mulheres grávidas devem informar ao terapeuta esta condição, pois alguns pontos lhes são restritos.

Como é o tratamento de auriculoterapia

O pavilhão auricular do paciente é apalpado com um pinça própria para a auriculoterapia e a existência de ponto doloroso indica que há deficiência a ser tratada.

Quando o corpo está em desequilíbrio, seu ponto de projeção na orelha se torna doloroso e é justamente este ponto que deverá ser estimulado. 

O tratamento pode se dar pela inserção de agulhas, por alguns minutos, nos pontos dolorosos, ou na colocação de uma semente de mostrada ou de um pequeno cristal no ponto específico a ser tratado.

A semente de mostarda ou o pequeno cristal é preso à pele com um pequeno esparadrapo micropore, de forma que faça pressão no ponto auricular doloroso ao longo dos dias.

Como marcar sua consulta

Basta preencher o formulário abaixo com seus dados e o que gostaria de tratar com acupuntura. Em breve iremos retornar o contato por telefone ou email.

Dúvidas frequentes sobre auriculoterapia

Quanto tempo dura o tratamento de auriculoterapia?

A duração do tratamento depende da patologia do paciente. Em geral, na primeira sessão de auriculoterapia o paciente já sente melhoras nas queixas originais.

auriculoterapia com as agulhas ocorre em uma sessão.

As agulhas são aplicadas no pavilhão auricular e permanecem no paciente por alguns minutos, sendo em seguida retiradas pelo terapeuta.

Já na auriculoterapia com a semente de mostrada ou o pequeno cristal, este/a fica colado/a na orelha do paciente de cinco à sete dias.

Para ter o efeito terapêutico desejado, a semente de mostarda ou o pequeno cristal colado/a no pavilhão auricular deve ser estimulado/a pelo paciente por pelo menos trinta segundos, de três a cindo vezes por dia

Para que serve o tratamento com auriculoterapia?

auriculoterapia serve para diagnosticar, prevenir e tratar problemas de saúde, estimulando o próprio corpo a obter o resultado da cura.

Dentre outros distúrbios, a auriculoterapia auxilia no tratamento de dores crônicas, dores agudas, ansiedade, tratamento de vícios, palpitações, obesidade, enxaqueca, insônia, tensão muscular, cólica.