Artrose é a principal causa de dor no joelho e a acupuntura pode ajudar

Publicado por Carolina Thibes em

A dor no joelho é muito abrangente, pois pode ser multifatorial, ou seja, podem haver diversos motivos causando a dor. O joelho tem várias estruturas diferentes: fêmur, patela, cartilagem, menisco, ligamento, tíbia, dentre outros, e a dor pode ser causada por uma patologia em uma ou várias destas estruturas. 

A patologia mais comum no joelho é a artrose, que atinge cerca de 15 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde e é a quarta enfermidade que mais reduz a qualidade de vida no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A artrose, também conhecida como osteoartrite, ataca as articulações provocando principalmente o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades ósseas. 

dor no joelho

Possíveis tratamentos de acupuntura para dor no joelho

Na medicina chinesa, os ossos têm íntima relação com os rins. A articulação do joelho tem uma grande quantidade de ossos e um dos principais sintomas de deficiência de rim é justamente fraqueza no joelho e dor na região lombar. O acupunturista, após anamnese do paciente, irá verificar se de fato há deficiência de rim para então tonificá-lo, possibilitando o alívio da dor imediata e também a longo prazo.

Outra possível causa da dor no joelho, segundo a medicina chinesa, é o impedimento do livre fluxo do Qi (energia vital) no meridiano do fígado. O joelho tem uma questão de estabilidade relacionada diretamente com os ligamentos e com os tendões. É o fígado quem rege os tendões e ligamentos e será o livre fluxo do Qi do fígado quem vai permitir a elasticidade e a flexibilidade nesta região do joelho. 

Há, ainda, a possibilidade de o acupunturista usar pontos locais na área afetada. Existem diversos pontos de acupuntura na região do joelho. O acupunturista irá estimular os pontos de acupuntura adequados, que irá levar ao alívio dos sintomas. A acupuntura vai ter o efeito de relaxamento muscular, estímulo da circulação local e modulação da dor e da inflamação. 

A acupuntura, por meio de estímulo pelas agulhas em pontos específicos do corpo, produz uma série de reações locais e sistêmicas, resultando no alívio dos sintomas de forma imediata e progressiva. 

Categorias: Tratamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *