Acupuntura e dor no ciático

Publicado por Carolina Thibes em

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. Ele se inicia no final da coluna (quarta e quinta vértebra da coluna lombar), passa pelos glúteos, pela parte posterior da coxa, pelo joelho chegando até o dedão do pé, sendo a junção de todas as raízes nervosas do plexo lombar Em todo este trajeto ele pode causar dor, já que atravessa vários músculos e tendões, mas as regiões mais frequentes da dor são a região glútea posterior e a face lateral da coxa e da perna, geralmente em apenas um dos lados.

As causas para a compressão do nervo ciático podem ser várias, mas em geral, se dão quando uma hérnia de disco ou um esporão na coluna pressionam o nervo. O excesso de peso e sedentarismo podem piorar este quadro. Pessoas com idade avançada tendem a ser mais acometidas pela dor no ciático, uma vez que com o passar dos anos, as estruturas da coluna vertebral sofrem desgaste, que pode comprometer tanto a medula espinhal quanto as raízes que dão origem aos nervos.

A dor no nervo ciático acomete indistintamente homens e mulheres e segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), afeta mais de 5,4 milhões de brasileiros.

Alguns sintomas característicos da dor ciática são: dor na lombar, que irradia para o glúteo ou uma das pernas, sensação de formigamento na perna, diminuição da força muscular e/ou fraqueza na perna do lado afetado, dentre outros. A dor pode começar com um formigamento leve e aumentar de intensidade progressivamente, ou ainda pode aparecer de maneira abrupta, como agulhadas. Quando os primeiros sintomas surgirem, é indicado consultar um especialista, pois quanto mais cedo for feito o tratamento, mais rápido e eficaz será a recuperação.

A acupuntura tem demonstrado excelentes resultados já na primeira sessão com grande alívio da dor e recuperação dos movimentos afetados pela dor no ciático. De acordo com a medicina chinesa, qualquer deficiência do rim causa dor crônica nas costas, porém, a mais comum é a proveniente de deficiência de yang do rim. Os meridianos afetados pela dor no ciático são os meridianos da bexiga e da vesícula biliar e em casos mais graves, até mesmo o meridiano do estômago. O acupunturista, ao examinar o paciente com dor no ciático, irá saber agulhar adequadamente os pontos de acupuntura destes meridianos e liberar a estagnação de Qi que provoca a dor.

Muitos acupunturistas fazem uso de agulhas grandes para tratar a dor no ciático com o intuito de chegar próximo do nervo e do tendão. Nós não seguimos esta linha de aplicação, pois entendemos que o mais importante é encontrar o Qi do ponto. A acupuntura é a arte de saber manipular a energia no ponto de acupuntura. Uma das maneiras de se certificar de que a energia chegou até o ponto é observar um alo avermelhado no entorno da agulha.


Há muitos casos de pacientes com problemas graves de dor no ciático até com indicações cirúrgicas e que, após algumas sessões de acupuntura, tiveram resultados muito satisfatórios no alívio da dor. Nós, da Integral Terapias, fazemos uma avaliação sistêmica do paciente com manipulação precisa e eficaz das agulhas de acupuntura, por isso temos tido resultados maravilhosos no alívio imediato da dor no ciático.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. Ele se inicia no final da coluna vertebral e vai até o dedão do pé, e em todo o seu trajeto ele pode causar dor.

A dor no ciático atinge indistintamente homens e mulheres e é uma queixa recorrente em nossos atendimentos.

Nossos pacientes de acupuntura têm relatado excelentes resultados já na primeira sessão com grande alívio da dor e recuperação imediata dos movimentos afetados.

Se permita ser tratado por um acupunturista qualificado! Venha nos conhecer e receber um tratamento adequado e de qualidade!

Categorias: Tratamento

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *