A acupuntura pode curar sua dor nas costas

Publicado por Carolina Thibes em

Cerca de 80% da população mundial sofre ou sofrerá de dor na coluna ao longo da vida, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Existem diversas possibilidades para se tratar este problema. A maneira mais tradicional é a alopatia, através de remédios anti-inflamatórios e analgésicos. Outras formas são as técnicas de massagem, exercícios de alongamento, realinhamento postural, além da acupuntura.

A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que consiste na aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo. Tais pontos pertencem ao doze meridianos distribuídos amplamente pelo corpo humano de maneira a interligá-lo e integrá-lo por completo. Quando se sente dor nas costas, ou qualquer tipo de dor, de acordo com a MTC, existe estagnação de Qi (pronuncia-se tchi). 

Qi é uma espécie de energia vital composta pelas energia yin e yang que circula pelos doze meridianos do nosso corpo, promovendo a vitalidade. Bloqueios nos meridianos podem gerar desequilíbrios, que suscitam doenças. Todos os processos físicos, mentais e emocionais estão relacionados ao Qi, segundo a MTC. 

A energia yin é mais densa, mais fria e está relacionada às funções desenvolvidas pelos órgãos internos, concentram a energia, purificam-na e fazem o sangue circular. Já a energia yang é fluida, mais quente, rápida e leve e suas funções estão relacionadas com o exterior, produzem e fazem a energia circular no corpo. Diz-se que a energia yin é a energia da lua e forma a terra e a energia yang, a energia do sol e forma os céus. Uma pessoa saudável mantém o fluxo das energias yin e yang em equilíbrio, de maneira que o Qi circula livremente.

Quando o paciente está com dor nas costas, em geral, há estagnação de Qi no meridiano da bexiga, que é o meridiano mais yang do corpo humano. O meridiano da bexiga começa no olho, passa por de trás da cabeça, percorre toda as costas indo até o dedo mindinho do pé. O que a acupuntura faz nos casos de dor nas costas, quando há bloqueio de Qi no meridiano da bexiga, é desbloquear estes pontos de estagnação de energia, permitindo o livre fluxo do Qi e, consequentemente, o alívio da dor.

A acupuntura é uma excelente opção para aqueles que sofrem deste mal. Para os pacientes que sentem dor crônica nas costas talvez uma única sessão de acupuntura não seja o suficiente, mas com certeza já pode diminuir de forma significativa o incômodo. Para aquele cuja dor é recente, é possível que uma única sessão já resolva em definitivo o problema. 

Categorias: Tratamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *