A palavra acupuntura deriva do latim em que acus significa agulha e puntura, punção. Acupuntura é então, a punção com agulhas. Trata-se de uma técnica milenar, originária da China, baseada no estudo de pontos vitais de cura com o uso de agulhas. Por meio do estímulo das agulhas em pontos específicos do corpo, o organismo se reequilibra e a dor e mal-estar são, em grande parte dos casos, dissipados.

ponto de acupuntura na perna

Benefícios da acupuntura

A acupuntura serve para estimular o organismo a melhorar o seu funcionamento. A doença, a dor, o mal-estar são sinais de que o organismo está em desequilíbrio e a acupuntura contribui na restauração do equilíbrio do corpo. A acupuntura atua na promoção da saúde, reforçando o sistema imunológico, prevenindo e tratando doenças.

Saúde

Tratamento sem uso de remédios ou substâncias no seu organismo.

Bem estar

Medicina Tradicional Chinesa baseada na ativação de pontos energéticos do seu corpo.

Quem pode fazer acupuntura

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, inclusive crianças e idosos. Pessoas que sofrem de sintomas que muitas vezes não são sanados com tratamentos convencionais devem buscar a acupuntura como uma alternativa muito eficaz.

A acupuntura não é uma religião, é uma ciência, então não é questão de fé ou de acreditar. É um direito seu não tomar remédio e se tratar com acupuntura, sem intoxicação com medicamentos.
Carolina Thibes
Carolina Thibes
Acupunturista

Como marcar sua consulta

Basta preencher o formulário abaixo com seus dados e o que gostaria de tratar com acupuntura. Em breve iremos retornar o contato por telefone ou email.

Dúvidas frequentes sobre acupuntura

Acupuntura é seguro?

Sim, desde que praticado por um profissional capacitado. Acupuntura é um procedimento sem contra-indicação, feito com agulhas descartáveis e sem efeitos colaterais.

Quantas agulhas são utilizadas na sessão de acupuntura?

A quantidade de agulhas varia conforme a técnica de acupuntura utilizada e de acordo com a patologia do paciente. Muitas agulhas não significam mais resultado no tratamento. Os pontos precisos de inserção das agulhas escolhidos de acordo com um bom diagnóstico são fundamentais para a eficácia do tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento com acupuntura?

O tempo do tratamento vai depender da patologia e da condição em que o corpo do paciente se encontra. Existe uma diferença em se procurar um tratamento logo que os sintomas apareceram e em se procurar o consultório quando a dor ou a doença já é crônica. Além disso, existem as particularidades de cada organismo. Há casos de melhora significativa em uma única sessão de acupuntura e outros em que são necessárias várias sessões.

Acupuntura dói?

A acupuntura não dói porque é feita com agulhas muito finas, tão finas quanto um fio de cabelo. As agulhas de acupuntura são até 10 vezes mais finas do que as agulhas de injeção. A inserção da agulha no ponto pode causar uma discreta sensação de choque, que indica que a agulha foi inserida no ponto correto.

Quais doenças a acupuntura trata?

A eficácia da acupuntura é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, que lista mais de 40 sintomas e doenças que comprovadamente melhoram com a acupuntura. Destacamos as seguintes:  dor de cabeça, enxaqueca, cólicas pré-menstruais, TPM, recuperação de AVC, depressão, gastrite, artrite, artrose, sinusite, problemas intestinais, rinite, alergias, auxilia no emagrecimento, regula o metabolismo, dores nas costas (hérnias de disco, ciatalagia, etc), insônia, ansiedade, dores musculares, fibromialgia, entre outras.